Quem Somos

O que é a ONG Mundo Novo?

O Instituto Mundo Novo é um instituição sem fins lucrativos que leva alternativas para a comunidade da Chatuba, em Mesquita/ RJ, por meio de programas educacionais, culturais e profissionalizantes. Por intermédio desses programas, a instituição proporciona oportunidades e uma nova visão de mundo para crianças, jovens e adultos, além de contribuir para o desenvolvimento da comunidade.

Nossos Projetos

  • Projeto MUNDO ENCANTADO – Beneficia cerca de 100 crianças de 2 a 5 anos na educação infantil.
  • Projeto ARTE COM VISÃO – Beneficia cerca de 300 crianças de 4 a 18 anos no contraturno escolar em diversas atividades: dança, teatro, artesanato,  oficina de leitura, brinquedoteca e passeios culturais.
  • Projeto Coletivo Coca-Cola | Empregabilidade – beneficia 120 jovens de 15 a 30 anos de três em três meses com curso voltado ao mercado de varejo.
  • Projeto Atelier Mundo Novo – Visa a sustentabilidade por meio da produção e venda de produtos feitos em confecção própria.
  • Projeto Senac na Comunidade – Oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas para jovens e adultos.
  • Projeto SESI Cidadania – Oferece cursos de educação continuada para jovens e adultos e também Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio.

Objetivos

Desenvolver programas de educação e cultura que contribuam para transformação desta comunidade.

Levar alternativas de desenvolvimento para crianças, com atividades sócio-educativas.

Contribuir para que crianças e adolescentes não abandonem a escola, diminuindo o índice de desistência dos estudos das escolas publicas da região.

Motivar e incentivar crianças e jovens a alcançarem um nível de vida melhor através de programas profissionalizantes e geração de renda.

Formar jovens e adultos e encaminhar para o mercado de trabalho

Gestão da Instituição

·             Bianca Simãozinho Carvalho – 26 anos – Assistente Social, fundadora e criadora da Instituição, Conselheira da Criança e do Adolescente, atual Presidente da Instituição.

·         Bruna Simãozinho Carvalho de Morais – 30 anos – Coordenadora de Projetos – Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ e cursando pós graduação em Terapia de Família. Conselheira Municipal de Cultura e atual Vice Presidente da ONG Mundo Novo.

·             Lucia Maria Barros – 57 anos – Administradora – Tesoureira – Fundadora da Instituição.

NOSSA HISTÓRIA

A ONG MUNDO NOVO nasceu em janeiro de 2003 através do sonho da Jovem Bianca Carvalho, que aos 16 anos resolveu fundar a instituição para levar oportunidades para a Comunidade da Chatuba em Mesquita através de oficinas culturais. O projeto iniciou em sua própria casa, a partir da execução das primeiras atividades foi diagnosticada a carência da educação nos assistidos e na comunidade local, surgindo então à necessidade de se criar projetos direcionados a educação com acesso a atividades culturais, em março de 2003 o projeto começa a funcionar em uma casa alugada dando assim os primeiros passos. Em Julho de 2004 a instituição passa a ser legalmente conhecida como ONG Mundo Novo. A instituição pioneira na comunidade trabalha intensamente para o seu crescimento, em 2006 Bianca Carvalho recebe o Prêmio FazDiferença do Jornal O Globo na categoria Educação, além de outros reconhecimentos. Em 2007 a Instituição recebe a Doação de um terreno da Empresa MG CRED para a construção de nossa SEDE PRÓPRIA, através da aparição de Bianca Carvalho no Programa do Faustão. Durante dois anos trabalhamos no planejamento para a execução de mais um sonho: a Construção da Sede Própria, esses dois anos foram decisivos na legalização do terreno e na criação das plantas e campanhas para a construção. No dia 16 de Fevereiro de 2009 iniciamos a construção da Sede Própria, com a estrutura de um prédio de três andares, com salas adequadas, biblioteca, sala de informática, salas de aula, uma confecção entre outros. Nossa maior meta hoje é o termino da construção, que se encontra em fase de acabamento. Em Abril de 2010 recebemos a Certificação de OSCIP. Em 10 anos de existência estamos em busca de novas tendências e metodologias para gerar oportunidades para a comunidade, somamos então nossa história com nossos resultados e resolvemos criar uma nova identidade e posicionamento para a instituição, passando a partir de Junho de 2010 a ser Chamada de: INSTITUTO EDUCACIONAL E CULTURAL MUNDO NOVO, Criando uma nova filosofia através de 5 pilares: empreendedorismo, educação, cultura, esporte e cidadania. Acreditamos que Trabalhar o EMPREENDEDORISMO em uma COMUNIDADE é muito mais que gerar oportunidades através de uma EDUCAÇÃO de qualidade, garantindo o acesso a CULTURA e ao ESPORTE, além da formação em CIDADANIA transformando pessoas em agentes de transformação. Em fevereiro de 2011 nos mudamos para nossa nova sede onde estava funcionando o primeiro andar e algumas salas do segundo andar. Atualmente nossa sede conta com 5 salas de aula, duas salas de dança, sala de artesanato e costura, sala de leitura, brinquedoteca, secretaria, parquinho, e uma sala de atendimento às famílias. Banheiros feminino e masculino infantil e adulto. No terceiro andar inauguramos um teatro lindo, que funciona como uma sala multiuso, onde funciona cinema, apresentações, eventos, workshops e muito mais. 

Principais Resultados

·         Construção de Nossa Sede Própria.

·         Ampliação de 150 para 600 beneficiados.

·         Ampliação de Serviços através de parcerias estratégicas.

·         A Instituição já formou cerca de 600 crianças na Educação Infantil desde sua fundação.

·         A Instituição já encaminhou cerca de 1000 jovens e adultos para o mercado de trabalho.

·         Três ex-alunas contratadas na Instituição.

·         Selada em 2007 para integrar a rede de empreendimentos do Programa Shell Iniciativa Jovem.

·         Reconhecido como Utilidade Pública Municipal em 2004.

·         Titulo de OSCIP em 2010.

·         Formação de Monitores e Multiplicadores para os projetos.

·         Participação em diversos festivais e eventos culturais em todo o Brasil.

·         Prêmio FazDiferença do Jornal O Globo em 2007.

·         Reconhecimento como Ponto de Cultura do Estado do RJ em 2009.

·         Reconhecimento como Ponto de Leitura e Pontinho de Cultura em 2012.

·         Prêmio Agente Jovem de Cultura pelo Ministério da Cultura em 2012.

·         Monografias, Artigos e diversas pesquisas realizadas na Instituição por diversos universitários.

·         Instituição representa a Sociedade Civil nos conselhos municipais da Criança e do Adolescente, da Cultura e do Meio Ambiente.

 

Galeria de Imagens